/RockAção – Documentário Titãs

RockAção – Documentário Titãs

“Avida até aprece uma festa” é um vídeo-documentário que aborda a trajetória dos Titãs desde o início da década de 80. A base são os vídeos gravados pelo titã Branco Mello. Com uma câmera VHS, Branco gravou o dia a dia da banda. Foram mais de 200 horas de gravação de estúdio, ensaio, aeroporto, hotéis e mais um monte de lugar por onde os Titãs passaram.
A ideia de transformar tudo isso em um filme partiu do próprio Branco Mello, que em 2002 convidou o diretor Oscar Rodrigues Alves para dividir com ele o roteiro, montagem e direção. Além desse material, que foi organizado pela produtora Angela Figueiredo, a pesquisa foi ampliada para programas de auditórios, entrevistas, clips, programas jornalísticos etc.
Quem assistiu deve ter notado que não há grandes surpresas para quem acompanha a história da banda. Entretanto o registro audiovisual possibilita notar detalhes impossíveis em um livro, como por exemplo a expressão de Nando Reis quando da escolha do repertório de um dos últimos discos que ele participou como integrante. De qualquer forma a história da banda está lá, não como em um livro mas sim como em um documentário. Sem dúvida, dica obrigatória para os fãs do nosso Rock 80 Brasil.

Fabricio Mazocco é jornalista, doutor em Ciência Política, professor universitário, fã de rock e criador do blog Rock 80 Brasil.