/Ópera Rock Titânica

Ópera Rock Titânica

Com a saída de Paulo Miklos, muito se especulou sobre o futuro dos Titãs (da formação original ficaram na banda Sérgio Britto, Branco Mello e Tony Bellotto). Eis que os Titãs aparecem com novo trabalho, diferente de tudo que fizeram até o momento. “Doze Flores Amarelas – A Ópera Rock” é o título deste projeto, lançado em três atos (seguindo a estrutura de uma ópera rock).

A ideia dos Titãs contou com a parceria de Hugo Passolo e Marcelo Rubens Paiva. A ópera rock conta a história de três meninas (Maria A, Maria B e Maria C) que vão a uma festa e são estupradas por cinco rapazes. Fim do Ato I. Em seguida, depois de ficarem mais de um mês sem conversarem, cada uma tem reação diferente. Fim do Ato II. Agora chegou a hora da vingança. Fim do ato III.

Ao todo são 29 faixas (incluindo os interlúdios narrados pela sempre roqueira Rita Lee, mãe do guitarrista de apoio dos Titãs, Beto Lee), sendo oito no Ato I, 12 no Ato II e nove no Ato III.

Além de Britto, Mello, Bellotto e Lee, também participaram da gravação Mario Fabre (que está na bateria desde a saída de Charles Gavin, em 2010), e no vocal de apoio Corina Sabbas, Cyntia Mendes e Yás Werneck, as Marias.

Para quem está acostumado a ouvir no modo random ou escolher alguma canções de forma aleatória, vai precisar mudar a atitude. É claro que cada canção fala por si, mas este é um disco para ouvir sentado no sofá e as faixas na sequência. Não é assim que se escuta uma história? E lá tem rock, balada e mais um bocado de gênero.

Os Titãs entraram em dezembro do ano passado para gravar o disco. O Ato I saiu na última semana de abril e os demais vieram nas semanas seguintes (um ato por semana). No Spotify está disponível os três Atos e também o álbum com as 29 faixas, reunindo os três em um só.

A turnê do novo álbum deve começar no segundo semestre. Enquanto isso, Branco Mello passa por um tratamento contra um câncer. Um novo clipe já está no ar.

O blog Rock 80 Brasil recomenda o álbum. Muito bom!

 

Fabricio Mazocco é jornalista, doutor em Ciência Política, professor universitário, fã de rock e criador do blog Rock 80 Brasil.