/40 anos do Roupa Nova

40 anos do Roupa Nova

Textos e fotos: Fabricio Mazocco

Para quem vive na correria durante toda a semana, talvez use o final de semana para dar aquela descansada. Neste sábado, 6/5, foi diferente. O São Carlos Clube, de São Carlos (SP), dentro do seu projeto Entardecer no Bosque, trouxe a banda Roupa Nova. Compromisso marcado, afinal, não é todo dia que você vê em um palco um dos melhores vocais da música brasileira e das bandas dos anos 80, como também uma história de 40 anos de sucessos. Então, deixa o cansaço para trás e vamos para o show.

O sol começava a dar seu adeus quando Serginho, Cleberson, Nando, Ricardo Feghali e Fábio Nestares (Kiko não participou deste show e no seu lugar tocou Marcelo, o filho de Cleberson) subiram no palco. Muitas luzes e um telão de última geração deixaram tudo claro para a banda começar tudo com “Canção de Verão”. Depois vieram outros sucessos como “Anjo”, “Clarear”, “A Viagem” e “Maria, Maria”, de Milton Nascimento e Fernando Brant.

“Sapato Velho” é um espetáculo à parte, em que o grupo reproduziu a versão original (do primeiro álbum, de 1981), com o clipe original em sincronia perfeita com a música ao vivo. E assim se seguiu o show. Em “A Lenda”, que foi sucesso na voz de Sandy e Junior, o grupo contou com a participação especial do cantor Daniel, com imagens do show gravado para o DVD “Roupa Nova 40 anos”. O mesmo aconteceu na canção “Corações Psicodélicos”, de autoria de Bernardo Vilhena, Lobão e Júlio Barroso, com o Roupa Nova tocando e a participação especial no telão de Ana Vitória.
Quem também esteve de maneira virtual cantando junto foi o Paulinho, membro original da banda, que faleceu em 14 de dezembro de 2020. Durante todo o show foram feitas várias homenagens ao cantor. Vale uma ressalva importante: Fábio, que entrou no seu lugar, mostrou ser um artista completo e mostrou ter capacidade e responsabilidade para estar no sexteto.

O lado “banda de baile”, da qual se originou o Roupa Nova, se mostrou em dois momentos: na homenagem aos Beatles e com um mix de músicas de filmes (Armagedon, Um Tira da Pesada, Caça Fantasmas, Nos Tempos da Brilhantina, entre outros). E toma mais sucessos, como “Dona”, Coração Pirata” e, é claro, “Whisky a Go Go”.
Não dá para resumir a história do Roupa Nova em poucas linhas, mas o show é digno de comemoração desses 40 anos! Vida longa ao Roupa Nova.

TAGS:

Fabricio Mazocco é jornalista, doutor em Ciência Política, professor universitário, fã de rock e criador do blog Rock 80 Brasil.