/Os 4 Cantos de HG

Os 4 Cantos de HG

Humberto Gessinger não para!!! (ainda bem!!) Logo, logo estará por aí (streaming, LP e cassete) o novo disco, o quarto de inéditas da carreira solo (inclui aqui o Gessinger Trio). O nome do disco já foi divulgado: “4 Cantos de Um Mundo Redondo”. As músicas foram gravadas no formato solo (com participações especiais), trio acústico, trio elétrico e quarteto (4 cantos diferentes…). Mas vamos ao que interessa: informações sobre o novo álbum. Nada melhor que o próprio Humberto Gessinger para falar sobre este assunto – isso mesmo, o próprio. Uma boa leitura a todos!!!!

QUATRO CANTOS DE UM MUNDO REDONDO é o quarto disco de inéditas da minha carreira solo*. Ele esta disponível em LP, K7 e nas plataformas de streaming. Nunca me senti muito a vontade lançando singles. Sempre me pareceu que, ao escolher uma música para ficar em primeiro plano, estava, na verdade, deixando as outras para trás. Por isso, resolvi lançar as canções no streaming em blocos, divididas pelo formato em que foram gravadas (Power Trio, Trio Acústico, Quarteto e Solo).

Power Trio:
NO DELTA DOS RIOS (gessinger)
ESPANTO (gessinger)
VAGA SEMELHANÇA (gessinger)

Trio Acústico:
A NOITE INTEIRA (gessinger)
MAIS QUE SOMBRAS (gessinger / peters)
COMEÇA TUDO OUTRA VEZ (gessinger / roberta campos)

Quarteto:
UM BRINDE (gessinger)
TOXINA (gessinger)
POA/STCKHLM:

FEVEREIRO 13 (gessinger)
AEIOU (bebeto Alves) 

Escrevi FEVEREIRO 13 para minha filha, Clara, que mora em Estocolmo. Gravei a canção lá, no lendário Estúdio Atlantis**. Em um mesmo take, cantei e toquei violão captando a sonoridade maravilhosa da sala em um único e clássico microfone. Depois, complementei a faixa com baixo fretless e órgão Hammond. Cruzar um oceano pra gravar de forma minimalista, como se fazia no século passado, com um único microfone que certamente já estava na ativa antes de eu nascer?!? Sim. Exatamente! AEIOU é uma canção de Bebeto Alves, figura fundamental pra música gaúcha feita a partir dos anos 70. Nesta versão, contei com as participações de Duca Leindecker nos vocais e Marcelo Corsetti na guitarra. Essas duas músicas compõem o primeiro bloco de lançamento. Elas traçam uma linha interessante entre passado e presente, cidade e mundo. Pouca Vogal e AEIOU?!? Sim. Exatamente! Chamei este bloco de POA/STCKHLM. (Nota do Rock 80 Brasil: este bloco será lançado no dia 5/9)

As canções NO DELTA DOS RIOS e ESPANTO compartilham uma visão otimista da vida. Mas com pés no chão, sem ignorar o quanto estamos longe do ideal. VAGA SEMELHANÇA fala sobre a subjetividade da memória, a distância entre fato e lembrança. Gravei estas três canções com o Power Trio onde toco baixo e teclados acompanhado por Rafa Bisogno na bateria e Felipe Rotta na guitarra. (Nota do Rock 80 Brasil: este bloco será lançado no dia 12/9)

No Trio Acústico, eu toco violão e viola caipira ao lado de Nando Peters no baixo e Paulinho Goulart no acordeon. Juntos, gravamos COMEÇA TUDO OITRA VEZ (uma parceria com Roberta Campos), A NOITE INTEIRA (que compus em 1990, mas nunca havia gravado) e MAIS QUE SOMBRAS (música de Nando Peters para a qual escrevi uma letra inspirada no sol que entra pela janela do meu estúdio pela manhã e, no fim da tarde, retorna refletido na fachada de vidro do prédio em frente ao meu). (Nota do Rock 80 Brasil: este bloco será lançado no dia 26/9)

Para gravar TOXINA e UM BRINDE, montei um quarteto com Fernando Petry no baixo, Diego Dias nos teclados e Luigi Vieira na bateria. Toquei guitarra de 12 cordas nestas músicas pelo prazer de ouvir a mágica que Fernando Petry faz no baixo. Completamente fora do meu alcance. Diego e Luigi eu conheci ao participar de uma gravação da banda Vera Loca. (Nota do Rock 80 Brasil: este bloco será lançado no dia 19/9)

Não é fácil ser objetivo ao falar de um novo trabalho. Há muita emoção envolvida. Mas, se me perguntassem onde eu gostaria de estar nesse momento da minha carreira, eu diria sem dúvida: nos QUATRO CANTOS DE UM MUNDO REDONDO.

Humberto Gessinger
Agosto 2023

(*) Carreira solo:
1996 Humberto Gessinger Trio
2013 inSULar
2014 inSULar Ao Vivo
2016 Louco Pra Ficar Legal
2017 Desde Aquele Dia
2018 Ao Vivo Pra Caramba
2019 Não Vejo a Hora
2023 Quatro Cantos de um Mundo Redondo

(**) Desde os anos 60, o Atlantis, em Estocolmo, se destaca no cenário dos estúdios europeus. Já gravaram lá, além dos suecos ABBA, Roxette, Opeth e The Hives;  Elvis Costello, Scorpions, Green Day e Lenny Kravitz, entre outros.

TAGS:

Fabricio Mazocco é jornalista, doutor em Ciência Política, professor universitário, fã de rock e criador do blog Rock 80 Brasil.