/Sem FRONTeiras

Sem FRONTeiras

Texto: Fabricio Mazocco

A receita parece ser simples, mas não é. Você pega 40 anos de experiência, revê um projeto de mesmo tempo, dá uma nova roupagem a ele e deixa a coisa acontecer sem fronteira alguma, sem limite algum. É assim que o grupo Front está fazendo. Formado por Rodrigo Santos, Nani Dias, Kadu Menezes e Ricardo Palmeira, o Front está revivendo um passado, com um novo presente e um futuro promissor. O Rock 80 Brasil conversou com exclusividade com Rodrigo Santos e Nani Dias para saber mais do retorno do grupo, os passos dados e os passos que virão.

Foi em 1983 que os mesmos Rodrigo, Nani, Ricardo e Kadu se reuniram para montar uma banda. O cenário era propício: o estouro da Blitz com “Você não soube me amar” impulsionava os jovens a montarem sua banda. Ensaios, ensaios, composições, shows, mais ensaios. “A gente já se conhecia antes. A cena era a mesma da galera. Teve um Sarau que tocou os Paralamas e os Front. Éramos da mesma turma, frequentávamos os mesmos lugares. Lembro que nessa época abriram mais de dez danceterias no Rio e o Front fez show em todas elas”, relembra Rodrigo.

No ano seguinte, são convidados pelo produtor João Augusto para participar da coletânea “Os Intocáveis” (CBS). Depois a gravação de um compacto, produzido por Léo Jaime. No lado A, “Dengosa” entra na trilha sonora do filme Rock Estrela; e “Olhos De Gata”, o lado B, entra na coletânea da rádio Transamérica. “Lembro que estávamos assistindo ao filme Rock Estrela no cinema e entrou nossa música… vibramos como se fosse um gol”, conta Rodrigo. Esse era um caminho para uma banda chegar até a gravação de um álbum próprio.

Mas os integrantes da banda iam além do Front. Rodrigo, Ricardo e Kadu faziam parte do João Penca e Seus Miquinhos Amestrados, a banda de apoio do Leo Jaime. E não só: integraram bandas ou tocaram com artistas como Barão Vermelho, Kid Abelha, Cazuza, Lobão, Blitz, Paulo Ricardo, entre outros. Assim a banda foi ficando em um segundo plano.

Quarenta anos depois de formar a banda e com um currículo invejável nas costas de cada um, eles, que nunca deixaram de ser amigos, perceberam que o Front deveria voltar. A data comemorativa foi um start e a ideia inicial era um documentário dirigido por Pedro Paulo Carneiro. “Estávamos mixando os Britos, eu e o Nani, e começamos a conversar, fazendo vocais os dois juntos, pois sempre teve o lance de tocarmos juntos”, disse Rodrigo. O Nani, que sempre foi ligado em música e tecnologia, música eletrônica, começou a mostrar algumas batidas que havia feito. “Quando apareceu o computador, na década de 90, os softwares, ficou mais fácil fazer esse tipo de música e eu caí de cabeça. Fui descobrindo sons e bandas incríveis que inspiraram. Só que eu estava sem banda. Sempre sentia nisso que eu fazia uma similaridade daquilo que o Front pudesse ter feito se tivesse seguido em frente”, relatou Nani.

Com a missão de fazer uma música para o documentário, Rodrigo e Nani foram ouvindo o material. A primeira feita foi a “Me’n my Luv”, que só tinha a batida. Rodrigo começou a escrever com a melodia e já ficou pronta a letra. Depois foi a “Rumbia Cumbi”, em que contou uma história, e, em seguida, “Danza do Fogo”, pensando nos ancestrais. E assim os encontros entre Nani e Rodrigo foram acontecendo e mais músicas surgindo, chegando a 50. O que era para ser uma canção para o documentário se transformou em um projeto de 5 álbuns. Os dois primeiros, “Tempo/Espazo” e “Espazo/Tempo” saíram em outubro e já estão nas plataformas digitais. O terceiro já está programado para ser gravado no famoso estúdio Abbey Road. A previsão é lançar os outros dois até o fim de 2024. ““Não temos vaidade, nem fronteiras”, afirmou Rodrigo. Já Nani, complementa: “A estratégia é não ter estratégia.” É isso!

Ficha técnica:
Rodrigo Santos – voz e baixo
Nani Dias – voz, guitarra, violões, programações
Ricardo Palmeira – guitarras
Kadu Menezes – bateria
Direção Geral – Pedro Paulo Carneiro

DISCO 1 – TEMPO / ESPAZO
1 – Me’n’ my Luv (Nani Dias / Rodrigo Santos)
2 – Danza do fogo (Nani Dias / Rodrigo Santos)
3 – Redor do Radar (Nani Dias / Rodrigo Santos)
4 – Sábado em Saturno (Nani Dias / Rodrigo Santos)
5 – Outro mundo (Rodrigo Santos)
6 – Labirinto (Nani Dias / Rodrigo Santos)
7 – Sonhando no Espazo (Nani Dias / Rodrigo Santos)

DISCO 2 – ESPAZO / TEMPO
1 – Warning (Nani Dias / Rodrigo Santos)
2 – Tá Legal (saudades)(Nani Dias / Rodrigo Santos)
3 – Noite (Nani Dias / Rodrigo Santos)
4 – Rubia Cumbia (Nani Dias / Rodrigo Santos)
5 – Duas estrelas (Nani Dias)
6 – Mais de 1000 páginas (Leandro Verdeal / Nani Dias / Ricardo Palmeira / Rodrigo Santos)
7 – Eu sou do Front (Nani Dias / Rodrigo Santos)

Mixagem: Ricardo Palmeira, Nani Dias e Rodrigo Santos
Masterização: Ricardo Garcia (estúdio Magic Master)
Arranjos: Front
Gravação de bateria: Mega Studios (Engenheiro de som: Ronaldo Lima)
Projeto gráfico: Jampa

TAGS:

Fabricio Mazocco é jornalista, doutor em Ciência Política, professor universitário, fã de rock e criador do blog Rock 80 Brasil.