/O Barítono Lulu Santos

O Barítono Lulu Santos

O blog Rock 80 Brasil esteve presente na primeira noite de apresentação do Lulu Santos, na Tokio Marine, em São Paulo, com a turnê “Barítono”

A sexta-feira, dia 10/11, foi escolhida como a primeira data de duas noites com ingressos esgotados para receber a turnê “Barítono”. Aqueles que chegavam à casa de show, ansiosos, já se depararam no hall de entrada com a banda Sacramento, responsável pelo pré-show e o after. Os integrantes mergulharam nas versões do rock nacional.

Com uma sala de espetáculos de 2.400m², as cortinas vermelhas do palco do Tokio Marine Hall abriram um pouco depois das 21h e lá estava o Lulu Santos, pronto para entregar as mais de duas horas de shows aos seus fãs.

É impressionante notar como o Lulu, no auge dos seus 70 anos – e muito bem vividos! – consegue cativar através do seu repertório um público que atravessa gerações distintas. Suas músicas feitas no início da sua trajetória também trazem uma dose de realidade.

Foto: Ellen Visitário

Foram quase 30 músicas tocadas ao lado dos integrantes de uma banda totalmente sincronizada musicalmente, além dos passos de dança ensaiados. No decorrer do show, foi interessante os duetos entre o Jorge Aílton (baixo) e o Robson Sá (percussão) enquanto dividiam seus vocais em “De Repente Califórnia” e “Como Uma Onda”

Além dos seus hits “Toda Forma de Amor”, “Um Certo Alguém” e “Último Romântico” – faixas que abriram o show – Lulu Santos também pode reverenciar a Rita Lee, que nos deixou em maio deste ano, ao cantar como se fosse um bolero “Caso Sério” (composição que faz parte do oitavo disco da artista, lançado em 1980).

Certamente, a cada música do setlist, o público não hesitava em parar de cantar, como aconteceu em “Tempos Modernos”, “Tudo Bem”, “A Cura” e “Apenas Mais Uma de Amor”.

Foto: Ellen Visitário

Era uma noite regada de grandes sucessos e também de memória e afeto. Antes de iniciar a música “Tão Bem”, Lulu ressaltou que houve um período em que essa faixa deixou de existir em seu show por motivos pessoais, mesmo com arranjos e formatos diferentes que ela ganhou com o passar do tempo.

Em contrapartida, o músico lembrou que a canção fazia parte da trilha sonora de muitas pessoas que estavam ali, assistindo a sua apresentação e por isso a dedicou aos fãs, afinal, como o Lulu Santos destacou “o passado faz parte do nosso presente”.

Prestes a encerrar o show, o artista fez questão de apresentar, para as quase 2 mil pessoas, os músicos, bem como, categoricamente, os componentes da equipe técnica que o acompanha na estrada. “São eles os responsáveis por esse show acontecer”, pontuou Lulu.

O que viria ser uma apresentação com os fãs acomodados em suas devidas cadeiras, as duas últimas músicas “Casa” e “Descobridor dos Sete Mares” foi um chamariz para que todos se levantassem e logo depois se despedir de um artista que sempre esteve a frente do seu tempo.

Jornalista, apaixonada por música, café e literatura. E atua como redatora do blog Rock 80 Brasil desde agosto de 2012. Portfólio: http://ellenvisitario.wixsite.com/portfolio