/Mais uma do FRONT

Mais uma do FRONT

Texto: Alvin L.

Uma noite, anos luz atrás, fui ver o show de uma banda, FRONT. U.A.U.!! os caras tocavam de verdade, supermúsicos, ao contrário de nós pobres mortais companheiros de geração, que ainda estávamos aprendendo à vista de todos. Por causa do talento musical ali naquele palco, o FRONT nem teve chance. Depois de apenas um compacto foram rapidamente raptados/abduzidos para as bandas de artistas mais estabelecidos (pense: Leo Jaime, Lobão, Cazuza, Kid Abelha, Barão Vermelho etc etc etc).

Ao longo dos anos os vi nessas bandas em várias configurações e ficamos amigos, e esse parecia o fim da história deles como FRONT. Até que…

FF para o século 21. Um encontro ao acaso em um aeroporto, fico sabendo que estavam voltando de Berlin onde estavam gravando no lendário estúdio Hansa by the Wall (pense: Bowie, Eno, Fripp, “Heroes´´, Iggy Pop, U2, Depeche Mode, REM, etc etc etc) seu terceiro álbum (?!!). U.A.U (2)!! Hansa! Roxo de inveja, ainda fiquei sabendo que os dois anteriores tinham sido lançados apenas um mês antes. Tempo/Espazo e Espazo/Tempo com a formação original, agora produtores/músicos/artistas, tecnologicamente do momento, mas com a sensibilidade rock/pop que nunca os abandonou. Uma produtividade impressionante para nós pobres mortais que levamos meses para terminar uma música
às vezes.

E então The Hansa Album.

A locação germânica contribuiu para a sofisticação sonora mas não apagou o carioca. O álbum é ensolarado e tem os pés na areia. Começa com uma dupla do que se poderia chamar pop-dance, NÃO PRECISA CORRER e TAKE CARE, onde as guitarras dançam com os beats eletrônicos sem o menor problema. SEM VOCÊ, que tem um clip, dá o tom do meio de campo, canções de amor fluorescentes que mesmo reflexivas nunca vão para o
melancólico, TEMPESTADE, MEU DESTINO É VOCÊ, e com um leve ar oriental, SOL NASCENTE. Tudo isso desemboca na espertíssima letra de REMÉDIOS, um novo hino para os maiores de 40, que te leva bailando la Conga futurista até a farmácia mais próxima. A única que tem algo de teutônico é a que fecha, VALEU, afinal o Hansa tinha um muro ali perto…

E assim o álbum termina antes que você olhe para o relógio ou cheque as mensagens no seu celular, o que é uma qualidade importantíssima em qualquer obra musical. Ladies and gentlemen FRONT em: The Hansa Album.

TAGS:

Fabricio Mazocco é jornalista, doutor em Ciência Política, professor universitário, fã de rock e criador do blog Rock 80 Brasil.