/O Rock Anos 80 no João Rock

O Rock Anos 80 no João Rock

O festival João Rock, que aconteceu em Ribeirão Preto-SP no último sábado, 3/6, mais uma vez mostrou ser um dos eventos mais importantes do Brasil.

Desde sua criação em 2003, o João Rock vem crescendo e se consolidando como um espaço para celebrar a música nacional, especialmente o rock e suas vertentes. Nesta edição de 2023, o festival reuniu um público de cerca de 70 mil pessoas, que pôde desfrutar de uma programação repleta de grandes nomes da música brasileira. E o blog Rock 80 Brasil estava lá, conferindo cada detalhe.

O evento contou com diversos palcos, onde bandas e artistas de diferentes estilos se apresentaram, proporcionando uma experiência única e emocionante para os fãs de música. Além das apresentações musicais, o João Rock 2023 também ofereceu uma série de atividades culturais e recreativas, além de espaços gastronômicos, garantindo entretenimento para todos os gostos.

Entre tantos nomes consagrados da música brasileira, como Gilberto Gil, Pitty, Emicida, Alceu Valença entre outros, artistas do nosso rock anos 80 também marcaram presença!

Considerado como um dos shows mais marcantes do festival, o Capital Inicial subiu ao palco ainda com o sol a pino e, como sempre, não se intimidou com a multidão que já lotava o palco principal. Com uma performance energética, a banda, liderada pelo vocalista Dinho Ouro Preto, apresentou um repertório repleto de sucessos que marcaram a história do rock nacional. Com sua turnê em comemoração aos 40 anos de carreira, o Capital Inicial mostrou que ainda tem muito fôlego e energia para agitar o público.

“O Mundo” foi o cartão de visitas, abrindo a apresentação e colocando todo mundo para cantar junto! A energia continuou lá em cima com “Independência”, “Depois da Meia Noite”, “Todas as Noites” e “Tudo Que Vai”. Na sequência, “Olhos Vermelhos” fez o público suspirar.

O show continuou com “Primeiros Erros”, precedida por uma introdução onde Dinho cita a autoria do ribeirão-pretano Kiko Zambianchi (e dizendo que a música poderia ser “o hino de Ribeirão Preto”). Um momento catártico da apresentação.

“Não Olhe Pra Trás”, “Música Urbana” e “O Passageiro” foram cantadas a plenos pulmões pelo público. A energia chegou ao ápice na parte final do show, com os clássicos “Fátima”, “Veraneio Vascaína”, “Natasha”, e explodiu de vez com a última canção: “À Sua Maneira”.

Já o Ira, comandado por Nasi e Edgard Scandurra, trouxe ao palco do João Rock 2023 um show repleto de nostalgia e, claro, a energia de sempre. A banda paulistana apresentou um setlist que incluiu clássicos como “Envelheço na Cidade”, “Flores em Você” e “Tarde Vazia”.

Subindo ao palco logo após o pôr do sol, a banda abriu a apresentação com “Dias de Luta”. Logo após, uma sequência com “Flerte Fatal”, “Farto do Rock ’n’ Roll” e “Pegue Essa Arma”, faixas do álbum “Psicoacústica”, que completa 35 anos em 2023. Nasi, inclusive, disse que a banda estava homenageando o álbum durante o show, que continuou com “Rubro Zorro” e “Advogado do Diabo”. Esse álbum, tão incompreendido na época do lançamento, hpjé é considerado pelos fãs um dos melhores, se não o melhor da banda.

O público foi ao delírio com “Flores em Você” e “Tarde Vazia”. A apresentação seguiu com “No Universo dos Seus Olhos” (do álbum “Invisível DJ) e uma homenagem ao, nas palavras de Nasi, “maior guitarrista de todos os tempos”: Jimi Hendrix, com “Foxy Lady”.

“Eu Quero Sempre Mais”, “Envelheço na Cidade” e “Núcleo Base”, que contou com uma inserção de “Blitzkrieg Bop” dos Ramones, fecharam o show e fizeram o público cantar efusivamente.

O João Rock 2023 foi, sem dúvida, um evento memorável para os amantes da música brasileira.

Com uma programação diversificada e shows emocionantes, o festival reafirmou sua importância no cenário cultural do país e deixou os fãs ansiosos pela próxima edição. A cidade de Ribeirão Preto, mais uma vez, mostrou que é um palco perfeito para celebrar a música e a cultura nacional, e o João Rock se consolida como um dos festivais mais relevantes do Brasil. Já estamos ansiosos para o ano que vem!

Textos e fotos: Murilo Boarini

Designer por formação, coordenador de marketing, palmeirense, pai, apaixonado por tecnologia, cinema e boa música (em especial a brasileira, claro), passageiro de algum trem que não passa por aqui e integrante da equipe desde 2013.