/Os 60 12/1 do Ruivão

Os 60 12/1 do Ruivão

No dia 12 de janeiro de 1963 nascia José Fernando Gomes dos Reis, que mais tarde recebeu o apelido de Nando Reis e assim ficou. Considerado um dos maiores compositores do país, Nando Reis começou a tocar baixo no Titãs, não muito por vontade, mas por falta de opção. Por um breve período resolve estudar Matemática na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) interior paulista, mas por força dos deuses da música, abandonou os números, entrou de cabeça nas notas musicais e de lá nunca mais saiu.

Em comemoração aos seus 60 anos, Nando está (re)lançando uma edição comemorativa do seu primeiro álbum solo, o “12 de Janeiro”. E ele vem combo: vinil duplo numa versão luxuosa e nos streamings musicais.

Nesta versão estão todas as músicas do “12 de Janeiro”, gravado em 1994 e lançado em CD em 12 de janeiro de 1995, mais versões demo das canções, uma versão de “A Fila”, com a participação de Jades Baraldo, e uma inédita, composta naquela época, a “Real Grandeza”.

Na época em foi gravado e lançado, Nando Reis ainda estava nos Titãs e aproveitou um tempo que a banda deu para que cada um desenvolvesse seus projetos pessoais. Nando foi acompanhado por Dadi (baixo), Luiz Brasil (violões), Marcos Suzano (percurssão) e Cesinha (bateria). O álbum contou com várias participações, entre elas Herbert Vianna, Paula Toller e Roberto Mendes.

Lembro quando vi o clipe de “Me Diga”, o primeiro hit do álbum, na MTV (nessa época, a programação era basicamente videoclipes). Nele, Nando está num carro, tocando violão, imagens de retrovisor como se fosse seu passado e muitas referências pessoais. Fui correndo comprar o CD, que guardo até hoje e que não gastou simplesmente por ser CD.

Depois veio o clipe maravilhoso de “A Fila” (composta por Nando e Marcelo Fromer). Deste trabalho, ainda destaco a “Bom Dia”, “Meu Aniversário” e, claro, a clássica “E.C.T.” (composição de Nando, Carlinhos Brown – que participou desta gravação – e Marisa Monte – que também compôs, junto com Nando a “Para Querer”).

A música “Meu Aniversário” estava previamente escalada para entrar no álbum dos Titãs, o “Titanomaquia”, mas acabou não entrando (depois foi incluída numa versão mais pesada no e-collection dos Titãs).

Se você quer o vinil comemorativo do “12 de Janeiro”, clique aqui para saber mais e garantir o seu.

E vale lembrar que Nando Reis se junta aos outros seis Titãs neste ano para a tour comemorativa Encontro, que passará por 10 capitais.

Fabricio Mazocco é jornalista, doutor em Ciência Política, professor universitário, fã de rock e criador do blog Rock 80 Brasil.