/Uns e Outros e “O Idiota”

Uns e Outros e “O Idiota”

Texto: Fabricio Mazocco

Recentemente, o grupo Uns e Outros lançou o single “O Idiota”. Junto, foi lançado o clipe, em que mostra a banda tocando online e um hater “duelando com o grupo. O blog Rock 80 Brasil conversou com o vocalista Marcelo Hayena, um dos autores da música, junto com Alek Honse e Darlan Castro, para falar mais um pouco sobre este single, tão atual. Confira abaixo a entrevista:

Rock 80 Brasil – A quem “O Idiota” é dirigido?
Marcelo – A música não tem um alvo específico. Não a direcionamos de propósito mas, apesar de não darmos nomes aos bois, alguns insistem em se auto identificar kkkkk

Rock 80 Brasil – O clipe mostra a intolerância do usuário das redes sociais, com uso de frases utilizadas no cenário político.
Marcelo – Tentamos mostrar no clipe o que outros colegas de profissão e nós passamos diariamente em nossas redes sociais. De uns anos pra cá, somos vigiados, atacados, acusados, ofendidos e caluniados simplesmente por emitimos nossa opinião como cidadão. Não necessariamente por falar de política. Quaisquer assuntos fora das futilidades, é motivo para ataques. Veja, sempre fomos uma banda que se posicionou politicamente, mas nunca levantamos bandeira de partidos, candidatos ou ideologias. De repente, algumas pessoas resolveram que não podemos mais nos pronunciar a cerca de certos assuntos. Ora, quem é fã, e conhece nosso trabalho, sabe muito bem que fazemos isso desde o início da carreira. Resolvemos usar as frases no clipe como um espelho para essas pessoas. Quem sabe não se tocam do ódio e agressividade que usam com quem sempre estive ao lado deles? Ninguém pode nos acusar de não tentar, né?

Rock 80 Brasil – Com o resultado das eleições, os ataques cibernéticos devem diminuir?
Marcelo – Creio que não. Como diz Rita Lee: “Roqueiro brasilero sempre teve cara de bandido” e acho que essa ideia voltou a valer depois de 50 anos. Estamos regredindo. Acho que vamos demorar alguns anos até que essa guerra insana nas redes e nas ruas se acabe.

Rock 80 Brasil – O single traz um som pesado, com guitarra distorcida e bateria marcante. Esse deve ser o “novo” caminho do Uns e Outros?
Marcelo – Não gostamos de repetir fórmulas, mas o atual momento que passa o país é preciso fazer barulho e gritar a plenos pulmões. “O Idiota” pedia este tipo de produção, que o Raul Dias fez muito bem. O moleque é muito talentoso. Acho que o público pode esperar por mais trabalhos como este.

Rock 80 Brasil – Depois deste single, quais os próximos passos do Uns e Outros?
Marcelo – Temos mais alguns singles para lançar. Quem sabe isso não venha a se transformar num EP no ano que vem?!!

Fabricio Mazocco é jornalista, doutor em Ciência Política, professor universitário, fã de rock e criador do blog Rock 80 Brasil.