/A Vida do Biquini Cavadão

A Vida do Biquini Cavadão

Texto: Fabricio Mazocco Fotos: Divulgação e Vinicius Mochizuki

Em tempos de pandemia, toda hora é hora de celebrar a vida. É o que o Biquini Cavadão verbalizou em mais uma linda canção do grupo. O single “A Vida”, o segundo lançado e que fará parte do álbum “Através dos Tempos”, produzido por Paul Ralphes, está disponível nas plataformas digitais desde a última sexta-feira. A data não foi ao acaso: a música fala da paternidade, da nova vida, e tinha tudo a ver com o dia dos Pais, comemorado no último domingo.

Também no domingo estreou o clipe da música, mostrando a intimidade dos integrantes com seus filhos. Junto com as imagens deles tocando a canção, estão cenas e fotos dos arquivos de Miguel (pai de Miguel e Felipe), Coelho (pai de Pedro) e Bruno (pai de Gabriel, Leticia e Leonardo), registradas em vários momentos ao longo da vida de cada um (Birita não tem filhos).

O Rock 80 Brasil realizou uma entrevista exclusiva com o Bruno Gouveia, em que ele falou do single, dos vídeos-depoimentos de artistas, do novo álbum e da volta nos palcos.

Rock 80 Brasil: Como surgiu a canção “A Vida”?
Bruno Gouveia: Surgiu como um presente de nosso guitarrista Carlos Coelho para seu filho Pedro. Ele já tinha o riff da guitarra e se juntou com Rodrigo Coura, parceiro nosso em outras músicas, para desenvolver os detalhes da letra e arranjos.

Rock 80 Brasil: O single foi lançado próximo aos Dias dos Pais. Qual a relação da música com essa data?
Bruno Gouveia: “A Vida” fala sobre paternidade, nossa visão sobre o dom de se ter um bebê. Acho muito interessante abordarmos esses assuntos em um momento em que a pandemia nos fez rever nossos conceitos como pais. Passamos a ter muito mais contato com os filhos e, pelo menos nisso, acho que o saldo foi positivo.
 
Rock 80 Brasil: Nos vídeos de divulgação, artistas como Toni Garrido, Thedy Correa, Frejat, Rogério Flausino, Dinho declamam um trecho da letra. Qual a ideia de mostrá-los falando a letra da música?
Bruno Gouveia: São pais e amigos nossos. Simplesmente isso. Cada um declamou um verso com a emoção de ser pai. Foi muito legal reunir este time de primeira! Quem sabe um dia a gente não canta junto com um deles ou até mesmo todos?!

Rock 80 Brasil: Em tempos de pandemia, com mais de 550 mil mortes no Brasil pelo Covid-19, como é falar da vida?
Bruno Gouveia: Durante a pandemia, com uma filha de seis anos e um recém-nascido, agi muito como Roberto Benigni, no filme “A Vida é Bela”. Pra quem não viu o filme, ele tenta criar um mundo paralelo para seus filhos em meio à Segunda Guerra Mundial. Busquei fazer algo parecido. Viver mais a vida das crianças, me informar apenas o necessário para não pirar e encontrar um norte na minha bússola para seguir em frente. As crianças, no fundo, foram a minha vida. Me perguntei várias vezes como é que eu não caí em depressão com tudo que está acontecendo. As crianças são o motivo. Elas deram à minha vida os alicerces para eu não desabar. A canção para mim é puro exercício de gratidão a esses pequenos seres que nos dão uma sobrevida, um becape emocional e uma razão a mais para lutar pelo futuro deles.
 
Rock 80 Brasil: Este é o segundo single do álbum “Através dos Tempos”. Qual o conceito que o Biquini quer passar com este novo disco?
Bruno Gouveia: Buscamos dar positividade, um olhar de esperança a cada um que ouvir as canções do disco. Um novo dia nascerá, nada é para sempre. Saberemos dar as nossas respostas a tudo que estamos vivendo muito em breve. E assim que o disco for integralmente lançado (coincidindo com a volta aos shows presenciais), levaremos esta alegria e esperança a cada cidade por onde passarmos.
 
Rock 80 Brasil: Qual a previsão de lançamento do álbum?
Bruno Gouveia: Junto com o fim das restrições. Era para ter saído inteiro em maio, pois ingenuamente acreditávamos que estaríamos todos vacinados com duas doses, que o pior já teria passado. Não somos bom nestas apostas, ao que parece. Daí, decidimos lançar o disco em singles homeopáticos. Se a pandemia se dissipar, o disco sai num instante. Se ele demorar um pouco mais, continuaremos a administrar estes lançamentos.
 
Rock 80 Brasil: Já tem previsão do Biquini voltar aos palcos?
Bruno Gouveia: Quando for seguro para todos, voltaremos. Estamos aguardando ansiosamente por isso. Entretanto, isso não será como um apertar de botão, um switch que libera tudo da noite pro dia. Haverá um cross-fade, tal como um DJ abaixa uma música para subir outra na pista. Uma coisa é certa. A Covid 19 vai sair de cena e a música voltará com força total! Só depende de nós fazermos essa transição direito.

Fabricio Mazocco é jornalista, doutor em Ciência Política, professor universitário, fã de rock e criador do blog Rock 80 Brasil.