/Paralamas do Sucesso tocam no litoral paulista

Paralamas do Sucesso tocam no litoral paulista

Os colaboradores e parceiros do Blog Rock 80 Brasil, Michelle Iglesias e Raphael Prado, estiveram presentes nos shows d’Os Paralamas do Sucesso e do Roupa Nova – realizados no início do ano, no litoral paulista. Confira a cobertura especial!

Em Praia Grande, o ano sempre começa com muita música a preços populares pra aproveitar o grande fluxo de turistas em terras litorâneas. Por isso, Roupa Nova e Os Paralamas do Sucesso fizeram suas primeiras apresentações do ano no Estação Verão Show, localizado no Kartódromo da cidade. O público desta vez teve o bônus de contar com área coberta para curtir o evento, o que foi providencial já que no dia 04 de janeiro a chuva se fez presente na noite em que as bandas brindaram uma platéia empolgada.

Pra começar os trabalhos, o Roupa Nova desfilou seu caminhão de hits, começando com “Linda” e emendando com “Anjo”, “Felicidade”, “Meu universo é você” e “Seguindo no trem azul”. Mas o grupo mostrou que ainda pode trazer músicas novas e parece estar fazendo isso através de parcerias com cantores jovens, como aconteceu em “Amor sob medida”, com Luan Santana e  “Destino o casualidad (Destino ou acaso)”, com a mexicana Maite Perroni.

Foto: Raphael Prado

Contudo, Paulinho, Serginho, Nando, Kiko, Feghali e Cleberson empolgaram a platéia emocionada com músicas que fazem parte da história de muitos brasileiros como “Amar é”, “À flor da pele”, “Canção de verão”, “Dona”, “Coração pirata” e “A viagem”. Completando 40 anos de carreira em 2020, a banda mostrou que ainda tem fôlego mostrando sucessos como “Sapato Velho” à capela e também um pout-pourri de alguns temas nos quais os integrantes fizeram a parte instrumental e arranjos, tais como o do festival Rock in Rio, a abertura do finado programa Vídeo Show, o tema da vitória de Ayrton Senna, dentre outros.

Após terminar a apresentação com “Whisky a go go”, um público já mais do que satisfeito com a banda foi brindado com um grande bis com vários covers de rock: “Have you ever seen the rain”, “Twist and shout”, “Another brick in the wall”, “Smells like teen spirit”, “Sweet child o’mine” e “We will rock you” foram alguns dos sons que estremeceram a platéia e mostraram que apesar da veia romântica, os caras do grupo também curtem outros sons e são instrumentistas virtuosos.

Uma hora depois, foi a vez de Os Paralamas do Sucesso subirem ao palco para mostrar seus grandes hits de toda a trajetória da banda. Herbert, Bi e Barone chegaram já com muita energia em “Meu erro”, “Alagados” e “Lourinha Bombril”, deixando o público empolgado logo de cara.

Foto: Raphael Prado

Sem pausas, sem discursos e apenas usando sua música como instrumento, o trio, acompanhado de uma dupla de metais e de João Fera nos teclados, trouxe um som que nos reportou tanto aos anos 80 como aos anos 90, emendando uma sequencia com “Uns dias”, “La bella luna” e “Ela disse adeus”, “O beco”, “A novidade” e “Melô do marinheiro”.

Tantos sucessos que o público sabia de cor e cantou junto deveriam ter provocado mais emoções, mas talvez a falta de uma interação maior por parte da banda tenha causado a sensação de show meramente burocrático, pra cumprir tabela, embora vários fãs de carteirinha tenham lavado a alma ouvindo alguns sons mais recentes como “Cuide bem do seu amor” e “Calibre”, além da sempre querida “Lanterna dos afogados” e “Uma brasileira”.

Apesar de não costumar fazer bis, a banda ainda retornou ao palco para cantar “Romance ideal”, “Trac trac” e “Óculos”, com Herbert fazendo questão de saudar a aclamação do público com esses extras.

Texto: Michelle Iglesias
Fotos: Raphael Prado

Jornalista, apaixonada por música, café e literatura. E atua como redatora do blog Rock 80 Brasil desde agosto de 2012. Portfólio: http://ellenvisitario.wixsite.com/portfolio