/Ira! encerra o ano com show no litoral paulista

Ira! encerra o ano com show no litoral paulista

No dia 14/12, a Michelle Iglesias e o Raphael Prado – seguidores e parceiros do Blog Rock 80 Brasil – estiveram presentes no show do Ira! na Praia Grande, litoral paulista. bora conferir!

No sábado, 14, Praia Grande foi palco para uma celebração  do bom e velho rock n’ roll. O projeto Estação Verão Show, que em 2019 completa 6 anos, transformou o Espaço Alvorada, no bairro do Quietude, em um verdadeiro festival pra quem curte esse gênero musical. Com espaço para a prática de skate e BMX e os artistas Beto Over e Catts mandando ver no grafitti fazendo um live painting, o público que trocou material de higiene e limpeza por um ingresso pôde curtir um som ao ar livre com bastante tranquilidade, o que fez com que muitas crianças e adolescentes acompanhassem os pais na noite em que o Ira! foi a atração principal.

Pra começar os trabalhos, Miliduck representou a cena local, trazendo covers como o de “Misirlou” (Dick Dale), “Admirável Chip Novo” (Pitty) e “Tempo Perdido” (Legião Urbana), além de mostrar músicas próprias, como “Violetas”, atual música de trabalho. A banda, composta por Gerson Silva (vocal e trompete), Fabiana Fonseca (bateria e vocal), Nuno Mouronho (guitarra), Mike Hutterer (guitarra) e Alef Gomes (baixo), aqueceu o clima pro som que viria a seguir.

Trazendo seu Tributo ao Charlie Brown Jr., o projeto Tamo Aí Na Atividade, composto por Marcão (vocal e guitarra), Heitor Gomes (vocal e baixo) e Pingüim Ruas (bateria), todos ex-integrantes da banda homenageada, mostraram que, apesar da partida precoce de Chorão e Champignon, seu legado permanece vivo no coração dos fãs. Muitos foram às lágrimas quando o trio subiu ao palco e os primeiros acordes de “Te Levar” soaram na guitarra sempre precisa de Marcão. A partir daí, foi um desfile de sucessos, incluindo “Zóio de Lula”, “Proibida Pra Mim”, “Tudo Que Ela Gosta de Escutar” e “Pontes Indestrutíveis”. Em diversos momentos, o vocal foi assumido pelo próprio Chorão, através de projeções no telão do palco, como em “O Côro Vai Comer”, “Só Os Loucos Sabem” e “Me Encontra”.

Como convidado da noite, os meninos receberam Di Ferrero, que declarou ser fã da banda e disse estar representando todos os fãs no palco. Com bastante energia e contando também com o coro da plateia, Di fez uma performance emocionada em músicas como “Só Por Uma Noite”, “Lutar Pelo Que é Meu” e “Dias de Luta, Dias de Glória”. No entanto, o grande momento ficou por conta da participação de Alexandre, filho de Chorão, que cantou “Um Dia a Gente se Encontra”, levando o público ao delírio.

Perguntados sobre o quanto o rock da década de oitenta havia influenciado no som do Charlie Brown Jr., Marcão disse que eles beberam muito dessa fonte. “A gente escutava muito Paralamas, Legião, o próprio Ira!. Como o Chorão dizia, o Jr. também é porque a gente se sente um pouco filho de tudo isso”. Pingüim completou: “A gente tem um grande prazer e é a maior honra dividir o palco com o Ira!. Estando ali com o Scandurra, com o Nasi, a gente tenta puxar um papo ali com o maior respeito”. Marcão também disse que muitos ídolos acabaram virando amigos, como Marcelo Nova, com o qual já gravaram uma música no Acústico MTV Charlie Brown Jr., em 2003.

Em seguida, a grande atração da noite. Com Nasi (vocal), Edgard Scandurra (guitarra e vocal), Johnny Boy Chaves (baixo) e Evaristo Pádua (bateria), o Ira! emendou um sucesso atrás do outro, começando com “Longe de Tudo”, “Flerte Fatal” e “Dias de Luta”. Nasi, vestido totalmente de preto, e Scandurra, vestido totalmente de branco, representavam o yin-yang no palco: enquanto um trazia a emoção na voz, o outro trazia uma precisão milimetricamente calculada na melodia, traçando um equilíbrio perfeito para uma apresentação um pouco burocrática (como acaba acontecendo quando os shows não acontecem no eixo Rio – São Paulo), mas que empolgou e emocionou o público, que acompanhou em coro “Flores em Você”, “Tarde Vazia”, “Sempre Mais”, “Envelheço na Cidade” e “Núcleo Base”.

Com uma plateia composta por pessoas de diferentes gerações, deu pra perceber que o Ira! ainda conquista fãs com seus hits e que muitos pais e mães estão passando adiante sua paixão pela banda. No palco, Nasi se divertiu bastante e disse que essa era o último show do ano, mas prometeu voltar à cidade com um novo trabalho e deixou no ar a dúvida sobre os projetos futuros da banda. Sem nem deixar o palco antes do bis, os músicos de despediram com “Girassol”, “15 anos” e “O Bom e Velho Rock N’ Roll”, provando que o rock 80 está mais vivo do que nunca.

Texto: Michelle Iglesias
Fotos: Raphael Prado

CONFIRA A GALERIA COMPLETA CLICANDO AQUI!

Jornalista, apaixonada por música, café e literatura. E atua como redatora do blog Rock 80 Brasil desde agosto de 2012. Portfólio: http://ellenvisitario.wixsite.com/portfolio