/Os sinais estão no ar

Os sinais estão no ar

Foi no dia 25 de agosto de 1990 que fui ao meu primeiro show dos Paralamas do Sucesso. A tour era o do disco “Big Bang”. No último dia 25 de agosto, portanto há exatos 28 anos, lá estava eu novamente vendo Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone no palco (claro que entre este período fui a tantos outros shows da banda). Daquele século que passou e do que estamos muitas coisas aconteceram, mas uma coisa é certa: os Paralamas continuam sendo os Paralamas.

Não lembro de nenhuma banda dos anos 80 que mantém a mesma formação do primeiro disco. E isso significa muita coisa, por exemplo, a amizade que há entre esses três caras que se juntaram para fazer um som na Universidade Federal do Rio de Janeiro e continuam até hoje.

Falando do show do dia 25, que aconteceu em São Carlos, interior de São Paulo, os Paralamas entraram com “Sinais do Sim”, música que dá nome ao último disco da banda. O cenário é parecido com o da tour anterior, o que comemorou os 30 anos do grupo: atrás do palco grandes telões exibindo fotos e imagens da carreira dos Paralamas.

“Meu Erro”, a terceira música do show abriu o repertório de sucessos, como “Loirinha Bombril”, “Uns Dias”, “Selvagem”, “O Calibre”, “O Beco”, “Onde Quer Que Eu Vá”, “Saber Amar”, “A Novidade”, “Caleidoscópio”, dentre tantas outras e fechando a primeira parte do show com “Alagados”. No Bis: “Ela Disse Adeus” e “Óculos”. Ao todo foram 26 músicas em cerca de 1 hora e quarenta minutos de show.

Essa mistura de sucessos em um só show deixa claro que Os Paralamas do Sucesso conseguem manter o alto estilo sempre. A parte musical do show impressiona: além dos três paralamas (que dispensa comentários), o eterno João Fera e os metais.

Vida longa aos Paralamas!

Fabricio Mazocco é jornalista, doutor em Ciência Política, professor universitário, fã de rock e criador do blog Rock 80 Brasil.