/Muso do Rock – Doce Vampiro, da Rita Lee

Muso do Rock – Doce Vampiro, da Rita Lee

Ela é a eterna tia do rock brasileiro. E mais: ela não é só Rock 80 e sim 60, 70, 90 e 2000. Estamos falando da Rita Lee. Assim como nosso roqueiros dos anos 80, ela também fez músicas pensando em alguém (claro que esté alguém tem nome próprio!!!). Mas dentre tantas músicas inspiradas por um amor, vamos falar neste post de uma em especial: a “Doce Vampiro”, um clássico que está no álbum Rita Lee, de 1979, disco mais conhecido pelo nome “Mania de Você”. O álbúm é aquele que tem na capa a Rita com o logo “tatuado” nas costas (logo este criado por Hans Donner).

Rita conta em sua autobiografia (Globo Livros) que depois de ter sido presa por “porte de drogas” (quem leu vai entender o uso das aspas), ela, grávida do primeiro filho, voltou a morar com seus pais. Um dia de noite, olhando pela janela, ela lembrou que quando pequena tinha a ideia de entrar um vampiro pela janela e ser atacada por ele. E nesse dia Rita desejava que o vampiro fosse o namorado Roberto de Carvalho, que morava o Rio. Com essa ideia na cabeça ela escreveu em pouco tempo a letra da música, que até hoje é um dos seus maiores sucessos.

Fabricio Mazocco é jornalista, doutor em Ciência Política, professor universitário, fã de rock e criador do blog Rock 80 Brasil.