/A Sampa do Premê

A Sampa do Premê

“É sempre lindo andar na cidade de São Paulo”, já dizia o Premeditando o Breque, ou o Premê, frase que ganha mais sentido no dia de hoje, 25 de janeiro, aniversário da capital paulista.

Criado em 1976 por estudantes da USP, o grupo Premê integrou a Vanguarda Paulista e se destacou pelas letras bem-humoradas e pela mistura de rock, MPB, chorinho e música erudita.

Em 1979 o grupo ficou com o primeiro lugar no Festival Universitário de Música Popular Brasileira. Em 1981 foi lançado o primeiro disco, o “Premeditando o Breque” e no ano seguinte o grupo entrou na etapa final do MPB Shell. Em 1984 lançaram o “Quase Lindo”, com destaque para as músicas “São Paulo, São Paulo” e “Lua de Mel em Cubatão”. Depois viriam os álbuns “O Melhor dos Iguais”, de 1985, e “Grande Coisa”, de 1986, que não tiveram os mesmo sucesso dos trabalhos anteriores.

O grupo deu uma pausa entre 1987 e 1991, sendo que neste ano lançou o “Alegria dos Homens” e em 1996 o “Premê Ao Vivo”. O grupo faz shows esporádicos. A banda tem na sua formação Wandi Doratiotto, Mário Manga, Claus Petersen e Marcelo Galbetti.

TAGS:

Fabricio Mazocco é jornalista, doutor em Ciência Política, professor universitário, fã de rock e criador do blog Rock 80 Brasil.