Texto: Fabricio Mazocco
Está sendo lançado hoje nas plataformas digitais o novo single do Biquini, “A Vida Começa Agora”, composta pelo Álvaro Birita, Bruno Gouveia, Carlos Coelho e Miguel Flores. A canção integra o projeto de comemoração dos 40 anos da criação do Biquini Cavadão.
Além de novos singles, depois reunidos num disco no segundo semestre, a banda também prepara a tour” A Vida Começa Aos40”, que começa exatamente e praticamente onde o Biquini Cavadão fez o seu primeiro show com venda de ingresso, o Circo Voador, 40 anos depois.
Confira abaixo, em entrevista exclusiva do Rock 80 Brasil com o Bruno Gouveia, vocalista do Biquini, tudo o que vai acontecer nessa data comemorativa. E já corre para seu streaming para ouvi a nova canção.

Rock 80 Brasil – Há 40 anos, você imaginava chegar e esta data comemorativa com uma banda de rock?
Bruno – Quando nós surgimos a banda mais longeva eu acho que eram os Rolling Stones e os Stones estavam celebrando vinte e poucos anos de carreira. Então a gente olhava para aquilo: “Nossa vinte anos, como é que os caras fizeram isso?Como é que podia imaginar que a gente pudesse chegar a vinte anos, que dirá quarenta. Mas eh é uma surpresa pra gente porque começamos de uma forma muito descompromissada e a gente meio deixou as coisas acontecerem e até percebia que esse era o nosso destino.
Rock 80 Brasil – A que atribui essa longevidade do Biquini?
Bruno – Eu acho que a longevidade do Biquini pode ser explicada de algumas formas. Eu acho que a primeira, que essencialmente a música que nós fizemos, uma música que foi capaz de tocar realmente as pessoas, fazer a trilha sonora da vida dessas pessoas e fazer com que elas não só guardassem, mas quisessem também transmitir para os seus familiares, pros seus amigos. Segundo lugar: eu penso que a gente sempre teve o respeito como o norte da bússola. Esse respeito ele não só ele teve com a gente, tanto é que da formação inicial, 80% está até hoje aí. Como é fato de que a gente também teve essa mesma relação de respeito com radialistas, com profissionais da mídia, com repórteres, com contratantes. A gente sempre teve essa relação de respeito e as pessoas valorizaram isso. Então muita gente que a gente encontra que hoje está no meio também tantos anos quanto a gente por sinal, elas têm um carinho grande pela banda, mas realmente nada disso, se não tivesse música boa para tocar. E a gente continua fazendo e criando várias músicas que se tornaram hits, que chegaram às rádios ao longo dessas décadas todas, não ficou presa só na década de 80; agente viveu desse passado fazendo músicas importantes na nossa carreira nas década de 80, 90, 2000, 2010 e assim vai.
Rock 80 Brasil – 40 anos é para comemorar. Como está programada a tour “A Vida Começa aos 40”?
Bruno – Tem muita coisa pra se comemorar nesses 40 anos, a começar com a turnê que inicia exatamente no Circo Voador, que é o nosso marco zero, a nossa data de aniversário, é exatamente no dia 16 de março de 1985, quando pela primeira vez pagaram algum ingresso para nos assistir. Então, o Biquini, aquele grupo de moleques que se conheceu no colégio em 83 e que fez as coisas meio que descompromissadas, agora tinha uma pressão de fazer apresentações e de se colocar ali profissionalmente. Por isso, o marco zero é no dia dezesseis de março e a gente vai celebrar isso no dia 15 de março, 40 aos depois, sendo que provavelmente o show vai varar a meia noite, o aniversário da banda. Mas não é só isso: nós estamos gravando músicas inéditas. Vai sair um EP com quatro faixas, depois nós devemos fazer um segundo EP, para então depois transformar tudo isso num álbum com músicas inéditas. Nós temos o lançamento de um vinho tinto em parceria com a vinícola Hélios, que terá o nome A Vida Começa aos 40, a gente já tinha lançado um espumante chamado Me Leve Sem Destino, que foi campeão de vendas na vinícola. A gente está realmente com várias ações paralelas em relação à comemoração dos 40 anos.

Rock 80 Brasil – Quais as novidades da tour em relação a cenário, set list…?
Bruno – É um set list completamente renovado, mais dinâmico, com duas músicas inéditas, com alguns resgates e várias ideias que a gente ainda está pondo em prática, na verdade. A gente começou a mexer nesse trabalho no ano passado, fizemos alguns ensaios querendo justamente dar essa renovação pra turnê toda e trazer algo que mesmo quem já tenha visto o Biquini nos últimos anos, se surpreenda. Muitos telões que foram refeitos, do zero. Então muitas novidades.
Rock 80 Brasil – Fale um pouco mais do disco de inéditas.
Bruno – No ano passado gravamos quatro músicas que farão parte deste EP de músicas inéditas. Ao longo desse ano gravaremos um segundo EP e finalizaremos o álbum, acredito que até o final do ano. As quatro inéditas são: “A Vida Começa Agora”, inclusive que abre todo esse trabalho. Além disso, as outras três são canções com participação do Luis Cardoso, que faleceu e foi nosso parceiro por muitos anos. Então recuperamos três canções que são muito importante pra gente que são “Você tem que mercê ter”, “Mãos” e “Uma Viagem”. Estamos tocando “A Via Começa Agora” e “Uma Viagem” nos shows, mas pretendemos fazer um rodízio delas.

Rock 80 Brasil – Quando elas foram compostas?
Bruno – Não sei te responder direito. Algumas são antigas. Acho que duas não foram feitas nos últimos anos. “A vida começa agora” foi uma que a gente fez no finzinho do ano passado e “Mãos”, “Uma Viagem” e “Você temo que merece ter” foram propostas para alguns discos, mas não entraram. “Mãos” era pra ter entrado no “Através dos Tempos”, de 2021, assim como “Uma viagem”, mas a gente Sabia que uma bela hora a gente ia pegá-la.
Rock 80 Brasil – Quando devem ser lançados?
Bruno – Nós vamos lançar singles em fevereiro, março, abril e lançar o EP em maio. E nesse período a gente já deve estar gravando outras músicas ainda no segundo semestre.
Rock 80 Brasil – O álbum já tem título?
Bruno – Não temos um título definido ainda, até porque eu acho que só quando a gente vê a cara do disco completo é que a gente consegue ter essa ideia. Mas talvez o EP tenha o título de “A vida começa agora”, mas não definimos isso ainda.