/O novo single de Leoni e Henrique

O novo single de Leoni e Henrique

Fabricio Mazocco

Chegou hoje (24/1), nas plataformas digitais, o novo single de Leoni, o “Tenta”, uma parceria entre o cantor e Henrique Portugal (ex-tecladista do Skank). A canção foi composta durante a pandemia e com a clara intenção de lembrar que todos os momentos, sejam eles bons ou ruins, sempre passam. E por trás da canção, uma história emocionante que Leoni contou em entrevista ao Rock 80 Brasil. A canção é a segunda música a ser lançada nos últimos meses pelo artista (a primeira foi “Quem nos dera”, em dueto com Zélia Duncan) e também fará parte do EP “Baladas Sortidas”, que Leoni está preparando para lançamento em abril deste ano.

Rock 80 Brasil – Quando a “Tenta” foi composta?
Leoni – “Tenta” foi composta em 2021. A gente já tinha a vacina — eu já tinha tomado a primeira dose —, mas o medo ainda era enorme. A solidão era grande, mas já havia sinais de que havia luz no fim do túnel. Já dava para sonhar com a volta de alguma normalidade.

Rock 80 Brasil – Como chegou a essa parceria com o Henrique Portugal?
Leoni – O Henrique me mandou a melodia, numa gravação de piano e voz. Eu estava engajado em ajudar a criação de um repertório para ele. Escrevi a letra nesse momento particular do mundo, querendo trazer um pouco de alívio e esperança. A letra cita uma das experiências que mais me faziam falta, ir à praia na Bahia. Na época, não imaginei que iria gravar essa canção. Mas, quando decidi lançar algumas baladas, voltei a ela e imaginei um caminho musical distante do sugerido pela demo do Henrique. O tom um pouco mais influenciado pelo soul dos anos 1970 fez a diferença para mim.

Rock 80 Brasil – Em um vídeo postado nas suas redes, você disse que há histórias atrás dessa composição. Quais são elas?
Leoni – A história mais emocionante é a da gravação do piano feita pelo Henrique numa situação muito difícil e especial. Eu pedi para o Henrique gravar um piano. A ideia do arranjo tinha tudo a ver com o instrumento e não haveria ninguém melhor que ele, compositor, para encontrar a linguagem certa. Acontece que, no dia em que ele iria gravar, seu pai faleceu. Mandei uma mensagem para ele de pêsames e me pondo ao seu dispor, caso ele quisesse conversar. Nossa gravação não tinha nenhuma urgência. Para minha surpresa, no dia seguinte, recebi dois tracks (canais de áudio). Um de piano acústico e um de piano elétrico. Adiante ele me contou que gravar os pianos foi um momento de muita paz para ele. O pai vinha muito mal de saúde, sua morte colocou fim ao sofrimento dele e da família. Na noite entre o falecimento e o velório, o Henrique abriu um vinho, foi para o estúdio e mergulhou na música, como uma forma de transcender aquele momento. Ele também me disse que o pai não era muito de falar, que se comunicava melhor através da música. Com certeza eles conversaram muito essa noite. Toda essa profundidade emocional, essa paz, esse lirismo, estão registrados nesses tracks que ele mandou. “Tenta” é uma conversa com alguém querido.

Rock 80 Brasil – Quais foram os músicos que participaram da gravação?
Leoni – Dessa gravação participaram o Henrique, o Antonio Leoni (guitarras, programações, teclados e vocais), eu (baixo) e Marina Nemésio (vocais)

Rock 80 Brasil – Teremos mais parcerias do Leoni com o Henrique?
Leoni – Eu tenho umas seis parcerias com o Henrique Portugal. A primeira, “Razão pra te amar”, foi gravada por nós dois e lançada em março de 2021. As outras eu prometo não “roubar” do repertório do meu parceiro

TAGS:

Fabricio Mazocco é jornalista, doutor em Ciência Política, professor universitário, fã de rock e criador do blog Rock 80 Brasil.