Texto: Fabricio Mazocco
“Cão que late, não morde”, dizia o ditado popular. Já este cachorro grande, compõe, canta e toca pra caramba. Estamos falando do guitarrista Marcelo Gross, que está lançando nas plataformas digitais o EP “Piano, Violão & Gross”. O Rock 80 Brasil bateu um papo com Marcelo para falar sobre sua carreira solo.
Gravado ao vivo na Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul em agosto do ano passado durante o talk-show de lançamento do livro “Grosswords”, o EP conta com três dos maiores hits do cantor e compositor gaúcho: “Quase Fui”, “Sinceramente” e “Dia Perfeito”.
“São mais de 10 anos de carreira solo. Revisitar essas canções é olhar no retrovisor”, afirmou.
Em outubro do ano passado, Grosso lançou o “Groosroads”, gravado em duas noites no Teatro de Câmara Tulio Piva em Porto Alegre (RS). Além de alguns sucessos que compôs em seu período como guitarrista da Cachorro Grande, Gross fez incursões ao seu extenso trabalho solo, que gerou quatro álbuns (“Use o Assento para Flutuar”, “Chumbo & Pluma”, “Tempo Louco” e “Exilado”), mostrando sua safra de canções que despontam como hits. No repertório dos shows e do disco, uma das novidades é a canção inédita “Linguagem dos Sinais” e também uma versão para “Cosas Imposibles” do guitarrista argentino Gustavo Cerati.
“Já temos o projeto de lançar o vinil deste álbum e o livro, que trará 100 letras que fiz, sendo 50 que o Cachorro Grande gravou e 50 da minha carreira solo”.
Mas era a escolha da composição para a banda Cachorro Grande ou para a carreira solo. “Era músicas que a banda entendeu que não eram adequadas para o Cachorro Grande e ficaram de fora. Quando componho, não penso quem vai gravar”, explicou
Neste EP que está sendo lançado agora, o “Piano, Violão & Gross”, o que ele chamou de talk show, Groos é acompanhado por Mari Kerber no piano. E só. O destaque destas versões acústicas na Biblioteca é o diálogo do violão de Gross com o piano. A desenvoltura de Mari Kerber permitiu a Gross repaginar a dinâmica das canções com a leveza de cordas e teclas como nos melhores arranjos desplugados.
Agora é só acessar e ouvir!!!
Fotos: Fabricio Simões