O início do Rock Brasil

13 de julho, Dia Mundial do Rock comemorado no Brasil. A data é uma referência ao evento Live Aid, realizado em 13 de julho de 1985 e que reuniu os maiores nomes internacionais em shows realizados simultaneamente em Londres e Filadélfia, alertando o mundo para a fome na Etiópia. No Brasil a data passou a ser comemorada em meados dos anos 90 quando as rádios 89 FM e 97 FM mencionaram a data, que passou a ser aceita e popularizada.
Falando em rock e falando em Brasil, muitas pensam que o rock brasileiro teve início na década de 80, período que BRock se popularizou e se tornou mania nacional. O rock no Brasil começou bem antes disso, antes mesmo de Rita Lee e Raul Seixas (já citados por muitos como mãe e pai do rock!).
O primeiro rock no Brasil é de 1955 (ou seja, quase 60 anos atrás). Na verdade não foi bem um rock brasileiro. Explico: Nora Ney, cantora de samba, bolero e outros estilos musicais da época, gravou em um compacto o “Rock Around the Clock”, do Bill Haley e seus Cometas. Este foi o primeiro rock gravado no Brasil (e o primeiro e único de Nora Ney).
Mas o primeiro rock “genuinamente” brasileiro, ou seja, composta por um brasileiro, foi o “Rock and Roll em Copacabana”, gravado em 1957 por ninguém menos que Cauby Peixoto, isso mesmo, Cauby Peixoto!! A música foi composta por Miguel Gustavo, aquele mesmo que compôs o “Pra Frente Brasil”, utilizado como um “hino” na Copa do Mundo de 1970. 
Então Nora Ney e Cauby Peixoto podem ser considerados os pais do rock brasileiro. Um feliz Dia do Rock para vocês!!!

Fabricio Mazocco

Fabricio Mazocco é jornalista, doutor em Ciência Política, professor universitário, fã de rock e criador do blog Rock 80 Brasil.

https://www.facebook.com/fabricio.mazocco

Um comentário em “O início do Rock Brasil

Deixe uma resposta

Top