/MadeIn – Codinome Beija-Flor, do Cazuza

MadeIn – Codinome Beija-Flor, do Cazuza

“Pra que mentir, fingir que perdoou. Tentar ficar amigos sem rancos”. Esses são os primeiros versos da música “Codinome Beija-Flor”, que está no primeiro álbum solo de Cazuza, o “Exagerado”, de 1985. É uma canção romântica e que foi trilha sonora de novela e provavelmente de muitos amores reais. Mas como ela foi feita? Lucinha Araújo, no livro “Só as Mães São Felizes”, conta um pouco sobre ela.
Depois de sair do Barão Vermelho Cazuza passou mal e ficou internado  no Hospital São Vicente, na Gávea, no Rio de Janeiro. Não se sabia o que o cantor tinha. No quarto em que estava internado, foram colocado aqueles frascos que atraem beija-flor. E realmente eles foram atraídos: sempre havia algum fazendo companhia a Cazuza. Assim Cazuza e Ezequiel Neves, o Zeca, fizeram a letra de “Codinome Beija-Flor” e depois passaram para Reinaldo Arias, que musicou.
Na gravação do disco Ezequiel Neves bateu o pé que queria um arranjo com voz, piano e violino, diferente do que queria o produtor Nico Rezende. Cazuza apoiou Zeca e depois de alguma “pressão”, a música foi gravada como Zeca propôs. O resto da história, nós sabemos!!

Fabricio Mazocco é jornalista, doutor em Ciência Política, professor universitário, fã de rock e criador do blog Rock 80 Brasil.