/RockClipe – O melhor Clipe do Brasil

RockClipe – O melhor Clipe do Brasil

Sempre é difícil escolher o melhor em alguma coisa, principalmente quando tratamos de arte, música, imagem.  Mas a Ilustrada, da Folha de S.Paulo consultou 30 profissionais ligados à música e produção audiovisual para escolher o melhor clipe de música dos últimos tempos. O resultado saiu hoje no jornal, em matéria assinada por Iuri de Castro Tôrres. E o melhor clipe, segundo a enquete, é o “Ela disse adeus”, dos Paralamas do Sucesso, lançado em 1998. O clipe dos Paralamas foi lembrado por 12 dos 30 votantes.
Dirigido por Andrucha Waddington, Breno Silveira e Toni Vanzollini, o clipe remete aos filmes antigos por ser preto e branco e mostra diversas situações vividas por casais, no caso Herbert, Bi e Barone contracenando com Fernanda Torres. O clipe foi gravado em apenas um dia. O clipe também foi escolhido como o melhor do ano de 1998 no Vídeo Music Brasil.
Um detalhe é que a grande maioria dos clipes escolhidos são da década de 90, época do auge da MTV, o que mostra que as novas técnicas de edição não influenciaram no resultado, assim como aqueles clipes feitos antes da MTV, antes dos anos 1990 ficaram de fora.
Pela escolha, em segundo lugar ficou o “Diário de um detento”, dos Racionais MC; em terceiro “Maracatu Atômico”, do Chico Science e Nação Zumbi; em quarta “Minha alma”, do Rappa; e empatados em quinto lugar “Manguetown”, do Chico Science e “Ratamahata”, do Sepultura. Valeu Paralamas!

Fabricio Mazocco é jornalista, doutor em Ciência Política, professor universitário, fã de rock e criador do blog Rock 80 Brasil.