MadeIn – O Chiclete, Ultraje a Rigor

“O chiclete que você mastiga não é igual ao meu”. Quem é que não lembra desta música? “O chiclete” foi gravada pelo Ultraje a Rigor no álbum “Crescendo”, de 1989. A música fechava o lado B do LP (alguém lembra o que é um LP? rs). Até hoje o Ultraje toca essa música, apresentando os integrantes da banda seguidos pelo bum-bum-bundão.
Gravada na voz do Roger, do Ultraje, “O chiclete” é de autoria do Edgard Scandurra, ex-Ira! e também ex-Ultraje, já que Scandurra participou da fase inicial da banda, ao lado de Roger, Leospa e Sílvio (logo substituído por Maurício). 
Conforme conta Andréa Ascenção no livro”Ultraje a Rigor – Nós vamos invadir sua praia” (Belas Letras) esta foi a primeira música feita por Edgard, quando ele ainda tinha seus 14 anos. A ideia foi fazer uma música que lembrasse as marchinhas de carnaval. A palavra “chiclete” pode ser substituída pela “atitude”, ou seja a “minha” atitude é diferente da sua, cada um tem sua própria atitude. É isso!

Fabricio Mazocco

Fabricio Mazocco é jornalista, doutor em Ciência Política, professor universitário, fã de rock e criador do blog Rock 80 Brasil.

https://www.facebook.com/fabricio.mazocco

Um comentário em “MadeIn – O Chiclete, Ultraje a Rigor

  1. Reza a lenda que o Edgar não quis gravar com o IRA! porque achava que a letra era engraçadinha demais. Acabou caindo como uma luva ao estilo do Roger. Tem aquela ironia implícita, quase um deboche, bem na linha de tudo que o Ultraje gravou ainda nos anos 80.

Deixe uma resposta

Top