/Você Sabia… “Vinte e Nove” da Legião Urbana

Você Sabia… “Vinte e Nove” da Legião Urbana

Passei vinte e nove meses num navio
E vinte e nove dias na prisão
E aos vinte e nove, com o retorno de Saturno
Decidi começar a viver.”

Esses versos estão na música “Vinte e Nove”, de autoria de Renato Russo e que abre o disco da Legião Urbana “O Descobrimento do Brasil” (1994). Este álbum marca o retorno da banda aos estúdios desde 1991 quando a banda lançou o álbum “V”.
Diferente do álbum de estúdio anterior, o “Descobrimento do Brasil” marca uma fase do grupo com letras mais otimistas e a valorização de arranjos mais simples e mais guitarras. O sentimento positivo está relacionado principalmente à nova fase de Renato Russo e a música “Vinte e Nove” deixa claro esta nova etapa.
Em um documentário apresentado na TV fechada, Carmem Teresa, irmã de Renato Russo, conta que o líder da Legião passava por uma fase marcada pelo uso de drogas “pesadas”. Ele ligou para ela e disse que estava usando heroína, passando assim por novas experiências, além do álcool. Ciente dos perigos, Renato Russo foi internado na Clínica Vila Serena, onde permaneceu vinte e nove dias. Assim surgiu a música “Vinte e Nove”, que, assim como abre o disco da Legião, também abriu uma nova fase na vida de Renato Russo.

Fabricio Mazocco é jornalista, doutor em Ciência Política, professor universitário, fã de rock e criador do blog Rock 80 Brasil.