/Outra batida – Russo canta Buarque

Outra batida – Russo canta Buarque

Nossos roqueiros nem sempre são tão… roqueiros. Isso quer dizer que nossos roqueiros cantam músicas que não são rocks (ou quase rocks). Nesta seção vamos falar de nossos roqueiros que cantam músicas que não cabem no “cabide” rock. Isso só faz admirarmos ainda mais nossos artistas.
Lembro-me quando fazia faculdade de Jornalismo, lá na segunda metade da década de 90, ouvi em uma dessas rádios universitárias a música “Gente humilde”, música de Garoto (Aníbal Augusto Sardinha) e letra de Vinícius de Moraes e Chico Buarque, cantado pelo Renato Russo. A música ficou conhecida pela voz do Chico Buarque, gravada em 1969. No mesmo dia que ouvi na rádio fui em várias lojas para encontrar essa versão e não consegui (naquele tempo internet era privilégio de poucos).
Neste vídeo Renato Russo canta “Gente Humilde” no Prêmio Sharp, no ano de 1992. Na versão incluída no álbum “Renato Russo Presente”, de 2003, Renato Russo é acompanhado pelo violonista Hélio Delmiro.
No “Presente” todas as músicas têm descrição. Sobre “Gente Humilde” : “Em 1993, um dos anos mais produtivos de sua carreira, Renato aceitou o convite para participar de um dos projetos do professor e produtor Almir Chediak. Acompanhado do violonista Hélio Delmiro, Renato gravou uma arrebatadora versão de Gente Humilde, música antiga de Garoto que ganhara letra de Vinicius de Moraes para que Chico Buarque pudesse gravá-la em seu LP de 1969″.

Fabricio Mazocco é jornalista, doutor em Ciência Política, professor universitário, fã de rock e criador do blog Rock 80 Brasil.