/Você sabia… “1965” Legião Urbana

Você sabia… “1965” Legião Urbana

As músicas-protestos contra o período do regime militar (1964-1985) não estão restritas àquele período e assinadas somente pela MPB. O Rock 80 Brasil também, em vários momentos, mostrou seu descontentamento a um regime que não existia mais a partir da segunda metade da década de 80, mas que deveria ser lembrado.
A Legião Urbana foi uma dessas vozes e uma das músicas é “1965 (Duas Tribos)”, que está no álbum “As Quatro Estações”, lançado em 1989 (ano da primeira eleição direta para presidente após o fim da ditadura).
A Legião Urbana é uma das bandas do BRock com menos exposição na mídia. São raras suas aparições e entrevistas. No Programa Livre (SBT) de 10 de maio de 1994, Renato Russo falou um pouco desta música.
A “1965 (Duas Tribos)” fala sobre um período do Brasil em que tudo ficou fechado em razão da repressão. Naquela época, dependendo do que fosse dito, lá estava a “guarda” batendo na porta da sua casa e te levando para um lugar, sem saber se voltaria. Mesmo com todas as dificuldades “atuais” do país, Russo exalta, o que ele chamou, de “coisa preciosa” que o Brasil conquistou: a liberdade.
A música fala sobre tortura e essa ideia do brasileiro de que somos o país do “futuro”. E o nosso eterno poeta pede: “Chega de sermos o país do futuro, a gente tem que ser o país do presente, temos que viver o agora.” Está dito!

Fabricio Mazocco é jornalista, doutor em Ciência Política, professor universitário, fã de rock e criador do blog Rock 80 Brasil.